A Apple lançou recentemente seus mais novos smartphones. Foram 3 modelos anunciados, o iPhone XR, uma versão mais “básica” dos novos modelos com algumas limitações como a capacidade de armazenamento. Diferente dos seus “irmãos” que podem ter até 512 GB de memória, o iPhone XR tem capacidade máxima de 256 GB, o que não é pouca coisa. Também foram apresentados o iPhone XS e o iPhone XS Max, ambos bem parecidos, diferenciados basicamente pelo tamanho da tela.

Já o Galaxy S9+, no mercado desde o primeiro trimestre de 2018, é o carro chefe da Samsung. Ele tem até 128 GB de memória, com a possibilidade de expansão. Os dois são excelentes aparelhos, um dos mais avançados do mercado, e hoje ajudaremos você que está em dúvida sobre qual escolher.

Qual o melhor? iPhone XS ou Galaxy S9+?

Escolher entre esses dois excelentes aparelhos pode ser muito difícil, as vantagens e também as desvantagens que cada um oferece podem ter um peso diferente para cada pessoa. O que é essencial para alguns, pode ser supérfluo para outros. Por esse motivo, separamos algumas das principais características de cada um para lhe ajudar a escolher qual destes smartphones se adequam melhor às suas necessidades. Confira.

Design

Galaxy S9+ e iPhone XS

O Galaxy S9+ mudou pouco em comparação com o seu antecessor, e o iPhone XS também traz a mesma aparência do iPhone X. Nenhum dos dois aparelhos têm os designs mais originais. Ambos são na maior parte atualizações dos modelos do ano passado com pouca mudança na aparência.

O aparelho da Apple possui a frente e a traseira de vidro e uma estrutura de aço inoxidável, enquanto o Galaxy S9+ usa uma moldura de alumínio, mas também é todo de vidro. Ambos têm uma sensação premium com essa combinação de metal e vidro, e tentam garantir que seus telefones não quebrem com facilidade.

O iPhone XS da Apple tem uma pequena barra na parte superior do monitor, onde estão localizados a câmera frontal e os sensores para desbloqueio do Face ID. O Galaxy S9+ não possui essa barra, a câmera frontal e sensores para reconhecimento de íris e reconhecimento facial ficam acima da tela, vale ressaltar a belíssima tela curvada do Galaxy S9+. A Samsung também tem um leitor de impressões digitais na parte traseira do telefone, enquanto a Apple dispensou a identificação biométrica.

Esse é um dos pontos mais pessoais na hora de decidir, os aparelhos não possuem um design muito diferente um do outro, seu peso, altura e largura também não estão muito distantes, por isso, os detalhes fazem toda diferença, escolha o que mais lhe agrada esteticamente, analise bem para não se arrepender depois.

Tela

1-158Tanto o iPhone XS quanto o Galaxy S9+, trazem uma tela OLED de 5,8 polegadas, embora o Samsung seja Super AMOLED, uma versão melhorada das telas AMOLED. A tecnologia Super AMOLED foi inventada pela própria Samsung, ela deixa os celulares mais leves, rápidos e nítidos por embutir a camada “sensível ao toque” no próprio display. Isso evita que uma camada de vidro seja colocada acima do display, reduzindo o peso total do aparelho, o tempo de detecção de toques e o índice de reflexão, deixando a tela mais nítida. Além disso a Super AMOLED também economiza mais energia, já que não precisa usar brilho em excesso.

A Samsung ganha vantagem no departamento de pixels, a Apple oferece suporte a HDR mais amplo, com um aumento de 60% na faixa dinâmica. O Galaxy S9+ é certificado para conteúdo Mobile HDR Premium, mas não suporta Dolby Vision. O iPhone XS suporta Dolby Vision e HDR10, sendo o último uma atualização do iPhone X suportado por Dolby Vision.

No papel, existem diferenças claras entre os dois monitores. Mas, no mundo real, você provavelmente não notará muita diferença embaixo do vidro. Ambos vão parecer muito nítidos, com excelentes taxas de contraste. A coisa mais notável será a barra na parte superior da tela do iPhone e a linda tela curvada da Samsung.

O iPhone XS traz o 3D Touch, implementado pela Apple desde o iPhone 7, que melhora ainda mais a experiência do usuário nos aparelhos da empresa do Steve Jobs. O Galaxy S9 oferece o controle 3D Touch-like, que simula a tecnologia de detecção de pressão real. Mesmo assim, seu touch screen continua muito suave, não desapontando o usuário.

Câmera

Os dois são smartphones com câmera dupla na parte traseira, sendo capazes de tirar fotos de até 12MP com o efeito de fundo desfocado, também conhecido como bokeh ou modo retrato. O iPhone XS faz vídeos em 4K em até 60fps, e grava vídeos em câmera lenta com 1080p em até 240fps. Quando se trata de vídeo, o Galaxy S9 também oferece a mesma resolução de gravação do iPhone XS. Pelo menos pelas especificações, nesse quesito os aparelhos também são muito semelhantes.

Entretanto, o top de linha da Samsung leva vantagem, principalmente nas fotos tiradas à noite, pois conta com abertura focal variável. Com isso, de forma automática a câmera alterna a entrada de luz, evitando fotos superexpostas em locais mais claros e imagens pixelizadas em ambientes escuros.

As câmeras frontais dos dois aparelhos são um pouco diferentes. A Samsung possui um sensor de 8MP no Galaxy S9 com uma abertura f / 1.7 ampla. Ele também deve ter um desempenho melhor em pouca luz do que a câmera frontal do iPhone XS de 7 MP com abertura de f / 2.2. A Samsung traz o AR Emoji e a Apple o Animoji e Memoji, ambos com a mesma utilidade: criar uma “versão digital” animada sua.

Segurança

iphone-x-hands-onO iPhone XS abandonou o leitor biométrico e adotou o Face ID, que junto ao sistema da câmera TrueDepth, o Secure Enclave e o Neural Engine, permite desbloquear o iPhone, acessar aplicativos, e pagar usando o rosto de uma forma mais segura para autenticação facial.

O Galaxy S9 traz uma tecnologia que combina reconhecimento facial e leitura de íris para desbloqueio. Quando o reconhecimento facial precisa de ajuda, a íris entra em ação para verificar se é realmente você, por exemplo. Assim, seu telefone pode identificar você mesmo com pouca luz. Você também tem a opção de desbloquear o aparelho com a sua impressão digital, um padrão ou um PIN.

Desempenho e performance

Aqui é onde o iPhone XS e o Galaxy S9+ realmente se separam. O iPhone XS está rodando o iOS 12 no chipset proprietário A12 Bionic, da Apple, que apresenta o Neural Engine para alguns processos avançados de fotografia, vídeo e imagem. O Galaxy S9+ executa o Android 8.0 Oreo, em um chipset Snapdragon 845, o que é ótimo, mas a Apple vem mostrando a superioridade de seus chipsets personalizados, e esperamos que o A12 Bionic esteja destruindo praticamente toda a concorrência de chipsets de smartphones.

O Neural Engine provavelmente vai dar a vantagem em aplicações AR também. Dito isto, ambos os telefones vão se sentir incrivelmente rápidos. Esse é um ponto muito importante no momento de escolher, como o sistema operacional desempenha é o que dá vida ao aparelho, portanto, analise bem e opte pelo que mais valerá a pena para você.

A possibilidade de usar o Galaxy S9+ como um computador portátil dá a Samsung uma vantagem nesta categoria. Ao conectá-lo em um Dex Pad, você pode usar um teclado, mouse e monitor externo para executar o Galaxy S9+ como um computador baseado em Android. Então, para uma solução completa, a Samsung continua na frente.

Agora que você já sabe os principais vantagens e desvantagens do iPhone XS e do Galaxy S9+, basta comparar e escolher o melhor para você. Na hora de pesquisar os valores, escolha o JáCotei, o comparador de preços das melhores lojas do Brasil.